Curso EAD AO VIVO

Análise de Falhas (Causa Raiz)

Objetivo

A pressão por melhores indicadores de produtividade, disponibilidade e confiabilidade nas organizações têm aumentado a cada ano, tornando os diversos processos de trabalho aliados neste sentido, pois todos participam no sentido de proporcionar melhores práticas de trabalho.

Quando nos envolvemos com os ativos relacionados aos processos produtivos, estamos a todo o momento necessitando utilizá-los da melhor maneira possível, tendo nos indicadores já mencionados, um sinal de qual caminho estamos percorrendo para que possamos nos alimentar de informações, com o objetivo de buscarmos práticas cada vez mais atualizadas no sentido de obtermos resultados cada vez melhores.

Contribuindo para atingir as melhores práticas de trabalho, temos na metodologia de Análise de Falhas um aliado extremamente importante, pois desta maneira estaremos aplicando o que denominamos Engenharia de Manutenção, na constante busca pela identificação da causa do problema, determinando uma ação de bloqueio e a solução dos problemas que interferem negativamente nos indicadores que medem o desempenho das áreas de processo.

Este processo de trabalho tem como característica ser realizado através da utilização de grupos multidisciplinares.

Esta técnica de trabalho é um excelente condicionador ao trabalho criativo.

Plataforma

O Curso será ministrado online, pela plataforma de videoconferência: Go ToMeeting ou Zoom * A Abraman não disponibiliza aula gravada.

Público-alvo

Profissionais e técnicos de nível gerencial e médio, supervisores de equipes de manutenção, profissionais de planejamento, programação e controle de manutenção, engenheiros e técnicos de manutenção, e supervisores e técnicos de operação.

Conteúdo da trilha

9hs de ensino

Introdução sobre Falha
A Evolução da Manutenção/Os Desafios da Manutenção
Conceitos Gerais de Manutenção
Tendências Mundiais da Manutenção
Manutenção de Classe Mundial
A Confiabilidade Aplicada na Engenharia de Manutenção
Mudanças/Paradigmas
Missão e Objetivo da Manutenção
Tipos de Manutenção
Conceito de Quebra/Falha
Fluxograma dos Processos
Árvore e Curva da Falha Funcional
Procedimento Operacional
A Confiabilidade e a Disponibilidade
Matriz de Aplicação de Análise de Falha
Exercícios Práticos
Conclusão

Instrutores

  • José Wagner Braidotti Junior

    Engenheiro Mecânico, formado pela FEI em 1985. Engenheiro de Segurança do Trabalho, na FAAP, em 1998. Pós-graduado em Administração de Empresas, na FAAP, em 1988. Economia, na Faculdade São Judas Tadei, em 1992. Engenharia de Manutenção Industrial, na Mauá, em 1995. Gerenciamento e Auditoria de Manutenção em Bruxelas Bélgica, em 2000. Sistema Informatizado para Diagnóstico Energético em Atlanta EUA, em 2002. Avaliação dos Processos de Manutenção em Erlangen Alemanha, em 2003. MBA de Gerenciamento de Projetos, na FGV em 2007. Com mais de 35 anos de experiência na área de Engenharia de Manutenção e desde 1993 na Braidotti Engenharia e Consultoria como Diretor de Engenharia de Manutenção e Gestão de Ativos. Implantação de projetos no Brasil, EUA, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Honduras, Angola, Quênia, com treinamento de equipes em Práticas de Manutenção de Classe Mundial. Autor dos livros: A Falha não é uma Opção (lançado em junho/2013) e a Governança da Manutenção (lançado em junho/2016), com treinamentos especializados realizados para mais de 2.500 profissionais em todo o mundo.


  • Felipe Ramos Braidotti

    Engenheiro Mecânico pela Fundação Educacional Inaciana (FEI) (2017). Mestrando em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Foco em Gestão de Recursos industriais na Indústria 4.0 Treinamento Executivo em Gerenciamento de Projetos na State University of New York – Albany – EUA (2018). Programas de especialização em Machine Learning pela Udacity (2018) e Washington University (2020). Desenvolvedor do Programa “POAF” para a Gestão do LCC de Ativos Físicos. Instrutor de cursos de LCC, Análise Falhas e Modos de Falhas tanto In-Company quando em turmas abertas pela Braidotti Engenharia & Consultoria nos anos de 2018, 2019 e 2020.



Novas turmas em breve!